Como saber se o suplemento é original ou falso?

A prática de comprar suplementos para auxiliar na dieta é algo muito comum entre as pessoas, sejam as praticantes de exercícios físicos ou, até mesmo, aquelas que desejam apenas melhorar sua alimentação. Esse tipo de produto, inclusive, pode ajudar bastante na elaboração e manutenção de um plano alimentar equilibrado. 

No entanto, nesse contexto, é importante ficar atento à qualidade do suplemento e, principalmente, se ele é original ou uma falsificação. Exemplares falsos podem representar riscos à saúde e gerar grandes prejuízos, até mesmo financeiros. Por isso, é importante saber se o suplemento que você está consumindo é falso ou, de fato, original.

O que é um suplemento?

O suplemento alimentar é um produto que tem como objetivo principal fornecer nutrientes específicos para as pessoas que, por algum motivo, não conseguem obtê-los por meio da alimentação. Os nutrientes dos suplementos, então, são os mesmos dos alimentos, com a diferença de que nesses aparecem de maneira concentrada ou isolada. 

Como o nome sugere, o suplemento existe para complementar uma dieta e jamais para ser a base dela. A principal fonte de nutrientes, em qualquer alimentação saudável, deve sempre ser os próprios alimentos, independentemente de seu preparo, forma ou quantidade em que são consumidos.

Para que serve?

Os suplementos servem como uma fonte alternativa de nutrientes para que as pessoas consigam suprir suas necessidades diárias. Na prática, eles são auxiliares alimentares que fornecem, em pequenas quantidades, grandes concentrações de nutrientes. 

Isso é perfeito, por exemplo, para pessoas que apresentam déficit nutricional por causa de alguma condição de saúde ou para indivíduos que fazem exercícios físicos em grande volume e intensidade.

Tipos de suplemento

Já está claro para que servem, mas, é importante também destacar que existem vários tipos de suplementos alimentares. Eles variam, principalmente, em nutrientes fornecidos (macro ou micronutrientes), forma (cápsulas, comprimidos, líquido ou em pó) e função. Veja abaixo alguns dos mais comuns: 

  •     Hipercalóricos: feitos à base de carboidratos, ideal para quem quer ganhar peso;
  •     Proteicos: que usam as mais diversas fontes de proteínas;
  •     Multivitamínicos: que reúnem várias vitaminas e minerais;
  •     Vitaminas isoladas: apresentam grandes concentrações de vitaminas específicas;
  •     Aminoácidos: importantes para a recuperação muscular;
  •     Pré-treinos: auxiliadores na obtenção de um bom desempenho no treino;
  •     Termogênicos: facilitadores do processo de perda de gordura. 

A variedade é muito grande, mas o cuidado com o consumo dos suplementos também deve ser. É fortemente recomendado não consumir esses produtos por conta própria, pois alguns deles apresentam contraindicações e podem, até, causar certos problemas em sua saúde caso sejam consumidos de forma errada. Por isso, sempre procure um médico ou nutricionista para te ajudar.

Como saber se o suplemento é original ou falso?

Se você está determinado a comprar suplementos para melhorar sua alimentação ou performance no treino, então é fundamental estar atento a um problema muito sério: a falsificação de produtos. Alguns comerciantes agem de má-fé e vendem produtos falsificados, o que pode ser um grande problema para os consumidores. 

Nesse cenário, é importante saber como identificar o produto falsificado. Preste atenção às dicas abaixo para nunca ser enganado:

Aparência

Pode parecer bobagem, mas não é. A aparência do produto é a primeira coisa para se prestar atenção. As marcas grandes (e confiáveis) investem bastante na “cara” do produto e fazem embalagem bonitas, com cores que chamam a atenção (às vezes até o preto e o cinza são usados) e design atrativo. 

Se você pegar um rótulo muito simplista, com poucas cores e poucas informações sobre o produto, isso pode significar que ele não é original.

Informações do rótulo

A embalagem deve ser informativa e conter dados como a tabela nutricional, lista dos ingredientes, orientações de consumo e quantidade recomendada, além de advertências e restrições sobre o uso do produto, se contém glutén, lactose ou substâncias alergênicas, Tudo isso são informações obrigatórias, de acordo com a Anvisa. 

Uma marca séria e que segue as normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização brasileiros não deixa de apresentar esses dados na embalagem do suplemento.

Preços muito baixos

É muito normal as pessoas serem atraídas por preços muito baixos, mas, quando o assunto é suplementação, todo cuidado é pouco. Os suplementos são produtos que, normalmente, possuem matéria-prima de qualidade, o que lhe agrega bastante valor. Além disso, existem muitas etapas no processo produtivo até eles serem postos à venda. Alguns, inclusive, são importados. 

Assim, não faz sentido vender suplemento a preço de banana, não é? Com exceção às situações em que são feitas promoções e ofertas bem específicas, os comerciantes precisam trabalhar com valores justos (para obterem lucro). Portanto, desconfie sempre de preços muito abaixo do que é praticado no mercado. 

Procure sempre uma boa relação custo-benefício. Vale destacar que, neste caso, o benefício maior é não adoecer por causa de produtos de má procedência.

Como é feita a importação de suplementos?

Quem deseja fazer suplementação também pode adquirir produtos do exterior. É permitido fazer a importação de suplementos para consumo próprio, desde que, neles, não haja substâncias consideradas proibidas ou que necessitam de controle especial. Além disso, a quantidade comprada não pode caracterizar comércio ou mesmo prestação de serviços a outras pessoas.

Aqui, é necessário um cuidado ainda mais especial para não adquirir produtos falsos. Pesquisar bastante sobre o vendedor, sobre a marca e sobre o suplemento em si é fundamental. Também é válido entrar em contato com a empresa por meio do seu SAC para obter maiores informações e assistência.

Onde comprar suplementos e whey?

Saber o lugar certo para comprar suplementos também é uma prática que ajuda a não adquirir produtos ruins e falsos. A 3VS Nutrition, nesse contexto, é o lugar perfeito para fazer suas compras e dar uma boa suplementada na alimentação. Todos os produtos são de boa procedência e com qualidade garantida. 

O catálogo da 3VS Nutrition é extenso e variado. Dá para comprar whey, creatina, termogênicos, aminoácidos, vitaminas, snacks, pré-treinos, acessórios para o treino e para o dia a dia e muito mais. Tudo isso com a segurança e a confiança que apenas uma marca séria pode oferecer.

Agora que você sabe como identificar um produto falsificado e onde fazer boas compras, basta saber quais são as suas necessidades nutricionais e ir no site da 3VS para garantir o seu estoque de suplementação. Não esqueça também de conversar com um nutricionista e consumir o suplemento com responsabilidade!

Conteúdo

Como saber se o suplemento e original ou falso